segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Análise de tensões no Autodesk Inventor (3)

O ambiente de 'Stress Analisys' do Inventor constitui uma interface simplificada para análise do estado de tensão e deformação de peças e conjuntos pelo método dos elementos finitos.

Por defeito a aplicação de cargas ou encastramentos está limitada às áreas em que se divide a superfície da peça (No Inventor estas áreas são definidas pela transição de superfícies do tipo G0 e G1 - arestas e tangentes).


Acontece, na maior parte das vezes, que essas superfícies não delimitam as zonas reais de aplicação de cargas ou encastramentos e pode ser necessário executar a subdivisão das mesmas para se obter uma simulação realista.
No exemplo abaixo demonstrado, utilizou-se a função 'Split' para subdividir a superfície da peça que se pretendia analisar. A função 'Split' requer que se criem planos de trabalho.


Depois de subdividida a superfície do sólido, já é possível isolar as zonas da peça a encastrar e as zonas sobre as quais se deverão aplicar cargas.


Este procedimento permite recriar um ambiente de análise que corresponde o melhor possível às condições reais de trabalho da peça.

Sem comentários:

Enviar um comentário