segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Ligação aparafusada no Autodesk Inventor (Bolted Connection)

Como ferramenta avançada de Prototipagem Digital, o Inventor permite mais do que simular ligações aparafusadas, permite também calcular e realizar o dimensionamento correcto dessas ligações para que o protótipo digital seja de facto funcional.


Para criar uma ligação aparafusada de forma semi-automatizada é necessário, em primeiro lugar, juntar as peças a ligar num ficheiro .iam. Os furos deverão estar alinhados e as faces entre as peças encostadas.

Em ambiente de edição de conjunto, no separador 'Design', na área 'Fasten', clicar em 'Bolted Connection'. A janela 'Bolted Connection Component Generator' apresenta três separadores:

- No Separador 'Design', podemos escolher o local de colocação da ligação aparafusada, os planos que definem o início e o fim da ligação, o tipo de rosca e o diâmetro do parafuso a utilizar.

- No separador 'Calculation' podemos introduzir os valores das cargas reais a que a ligação vai estar sujeita e obter as dimensões dos parafusos a utilizar, bom como o número de parafusos a aplicar.

- O terceiro separador, 'Fatigue Calculation' permite fazer o cálculo da fadiga relativamente às dimensões definidas anteriormente.

Para proceder à criação de uma ligação aparafusada deve começar-se por utilizar a ferramenta de cálculo e introduzir os valores essenciais: força axial máxima e força tangente. Podem introduzir-se outros valores como o factor de aperto ou o factor de fricção da ligação. Os outputs essenciais desta ferramenta são a validação de um diâmetro de parafuso de ligação e o número de parafusos a aplicar. Outros dados são relativos às forças de aperto.

Sem comentários:

Enviar um comentário