quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Personalizar Legendas no Autodesk Inventor (2)

A legenda e a margem dos desenhos técnicos do Inventor podem ser personalizadas.

No exemplo demonstrado, partimos de um desenho técnico criado a partir do template ISO.idw.

Para aplicar uma margem diferente é necessário apagar primeiro a margem existente. No painel 'Model', clica-se com o botão direito do rato sobre 'Default Border' e selecciona-se 'Delete'.


Depois expande-se o item 'Drawing Resources', clica-se com o botão direito do rato em 'Default Border' e selecciona-se 'Insert Drawing Border'.

Na janela 'Default Drawing Border Parameters' indicam-se o número de subdivisões horizontais e verticais e as respectivas legendas em formato alfabético ou numérico.

Para editar a legenda, clica-se com o botão direito do rato em 'ISO' no painel 'Model' e selecciona-se 'Edit Definition'. O Inventor insere a legenda num ambiente de 'Sketch' para edição. Os procedimentos para desenhar linhas e inserir imagens são similares à edição de 'Sketches' noutros ambientes do Inventor.


Para que apareçam de forma automatizada propriedades da peça no desenho, é necessário criar campos de texto. Na janela 'Format Text', na lista 'Type' selecciona-se o grupo de propriedades, na lista 'Property' selecciona-se a propriedade a inserir.

Depois de terminada a edição da legenda, esta pode ser guardada com um nome diferente e passará a constituir uma nova legenda.

Sem comentários:

Enviar um comentário