quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Planificação de chapa (7)

Sendo a ferramenta mais capacitada do seu segmento para projecto e planificação de chapa quinada, o Autodesk Inventor permite múltiplas formas de abordagem à modelação deste tipo de material.

Na peça apresentada, cada uma das quatro abas quinadas em torno do quadrado central foi obtida por um processo diferente.
Inicialmente obteve-se o quadrado central utilizando-se a função 'Face' a partir de um 'Sketch'.


No primeiro caso utilizou-se a função 'Flange'. Esta função permite a construção de abas quinadas, introduzindo-se o comprimento e o ângulo das mesmas. Podem aplicar-se abas sucessivas e pode controlar-se a direcção e a forma como estas são geradas a partir de uma aresta.


No segundo caso utilizou-se a função 'Fold'. Esta função permite dobrar uma extensão de chapa em torno de uma linha de 'Sketch' na superfície da mesma. Para o efeito, acrescentou-se ao quadrado inicial uma face em chapa, sobre a qual se criaram duas linhas de 'Sketch' para dobragem.


No terceiro caso utilizou-se a função 'Extrude'. Mais utilizada na modelação de 'Standard Parts' do que em peças de chapa, esta função permite a criação de volume tridimensional a partir de uma linha de 'Sketch' fechada. Neste caso, a linha utilizada correspondia à secção da aba. O 'Sketch' foi obtido espelhando-se a projecção da aba oposta.


No último caso utilizou-se a função 'Contour Flange'. A função 'Contour Flange' permite gerar peças ou partes de peças em chapa a partir de uma linha simples de 'Sketch'. Através da função 'Contour Flange', o Inventor dá à linha o volume correspondente à espessura da chapa e executa as quinagens utilizando o raio de quinagem pré-definido.


Os diferentes processos de modelação deram origem a formas semelhantes, sendo a peça planificável.


Sem comentários:

Enviar um comentário