terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Planificação de chapa (6)

O projecto de uma peça sólida em Inventor é mais simples que o projecto de uma peça em chapa quinada, principalmente se esta tiver faces em angulos não perpendiculares. Partindo deste princípio, vai descrever-se um processo que permite criar peças em chapa quinada de uma maneira mais simples e rápida. O método consiste em criar primeiro um sólido e depois 'revesti-lo' com chapa.

Primeiro cria-se uma peça que corresponde a uma versão maciça da peça em chapa que pretendemos projectar.


Depois cria-se uma nova peça usando o template 'Sheet Metal'. Nesta nova peça não se cria qualquer 'Sketch'. Definem-se os 'Sheet Metal Defaults' (espessura, raio de quinagem, etc), e executa-se o comando 'Derive' na àrea 'Insert' do separador 'Manage'. Na janela 'Derived Part', selecciona-se a peça maciça criada anteriormente, e na área 'Derive Style' selecciona-se a opção 'Body as Work Surface'. Temos agora uma superfície de trabalho que contém a geometria necessária à construção da peça.


Uma vez que as faces de chapa são criadas a partir de 'Sketches', o passo seguinte é criar 'Sketches' sobre todas as faces desta superfície. Nestes 'Sketches' o Inventor projecta automaticamente as linhas de contorno da face. No exemplo demonstrado, apenas foi necessário criar linhas extra nas faces laterais.

O último passo é executar o comando 'Face' a partir de todos os 'Sketches' criados. Para terminar a peça apresentada, executou-se ainda a operação 'Contour Seam'.


No vídeo seguinte pode avaliar-se a rapidez deste método.


Sem comentários:

Enviar um comentário