quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Eco veículo XC20i

Em 1999, um grupo de estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, liderados pelo professor Pedro Carvalheira, iniciou o projecto XC. Inicialmente seria apenas o trabalho final de uma disciplina do curso mas rapidamente o projecto ganhou novos contornos, o objectivo passou a ser a construção de um veículo super económico para participar na Shell Eco-Marathon. Esta reconhecida prova, na qual participam equipas universitárias internacionais, é uma competição de veículos experimentais cujo objectivo é percorrer a máxima distância com o mínimo consumo energético possível.


Na Shell Eco-Marathon participam veículos com vários tipos de propulsão, a equipa do professor Carvalheira apostou no motor de combustão interna. A equipa tem participado desde 1999 nas várias edições da prova. No início o 'Eco veículo' utilizava um motor adaptado, mais tarde a equipa apostou no desenvolvimento de um motor completamente original.


O protótipo digital e a documentação técnica deste motor foram realizados com o auxílio do Autodesk Inventor 2009. O motor é do tipo ciclo de Atkinson, uma configuração que permite um rendimento superior. A modelação da carroçaria também foi feita no Inventor.


Uma renderização deste motor em Inventor pode ser vista neste link.

Este vídeo regista a primeira vez que o motor foi posto em funcionamento nos laboratórios da Universidade de Coimbra.

Na 33ª edição da Shell Eco-Marathon, em Rockingham no Reino Unido, o Eco Veículo XC, que já vai na versão XC20i, alcançou o primeiro lugar entre 97 equipas registadas percorrendo 2307 quilómetros com 1 litro de gasolina sem chumbo 95. Somando todas as provas em que participou, o Eco veículo percorreu 26.112 km, com cerca de 17 litros de gasolina.

Mais informação no site oficial do projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário