sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Personalizar a lista de Materiais do Inventor

A lista de materiais do Inventor traz mais de 60 materiais diferentes que se podem aplicar às peças para se obter propriedades físicas para Prototipagem Digital. Essa lista standard de materiais cobre os materiais mais comuns utilizados na maior parte das indústrias. Pode no entanto ser necessário, por parte de uma indústria em particular, introduzir uma liga metálica ou um polímero de propriedades específicas.

O procedimento para introduzir um novo material é o seguinte:

No ambiente de criação de peças, clicar em 'Styles Editor' na área 'Styles and Standards' do separador 'Manage'.


Na parte esquerda da janela 'Style and Standard Editor' podemos ver o que se pode personalizar em termos de 'Styles and Standards' - Color (cor das peças), Lighting (iluminação do ambiente de trabalho) e Material.

Neste caso expande-se a lista 'Material' e selecciona-se um. Depois clica-se em 'New', o Inventor, por defeito, propõe que o novo material seja uma cópia do material seleccionado.

Se pretendermos um material completamente novo, será necessário saber algumas propriedades físicas específicas. Se não completarmos todos os campos de propriedades, a massa da peça e os resultados da análise de tensões serão errados.

As propriedades a preencher são as seguintes:

Densidade, Módulo de Young (módulo de elasticidade), Coeficiente de Poisson, Tensão de cedência, Tensão de ruptura, Condutividade térmica, Expansão linear e Calor específico.

Ainda nesta janela, é ainda possível escolher e personalizar a cor do novo material e definir se este pode ser utilizado pelo programa como material de soldadura no ambiente de simulação de soldaduras.

Na imagem abaixo, podemos ver o resultado de uma análise FEA realizada aplicando uma carga semelhante sobre peças iguais, constituídas por materiais diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário