segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Criação de uma Structural Shape original

No caso seguinte, um fabricante de perfis de alumínio pretendia construir estruturas com os seus próprios produtos. Uma vez que esses perfis não estavam na livraria do Inventor, não era possível a sua construção automatizada.

Neste caso, todos os perfis do fabricante estavam em ficheiros '.dwg' e foi bastante fácil e rápido importá-los para o Inventor. O procedimento é o seguinte:

Criar uma peça 3D a partir dos ficheiros '.dwg' - No ambiente de Sketch, clica-se em 'ACAD' na área 'Insert' do 'Ribbon'. Na janela seguinte podemos seleccionar quais os layers do ficheiro '.dwg' que queremos importar para o nosso Sketch. Depois da importação, poderá ser necessário executar a operação Close Loop, para se utilizar o Sketch importado. De seguida executa-se a operação 'Extrude' com qualquer valor e guarda-se a peça criada.




Criar uma Structural Shape original a partir da peça criada - Para exportar este componente para que faça parte da livraria do Inventor, clicamos em 'Structural Shape Authoring' na área 'Author' do separador 'Manage' do Ribbon. Na janela seguinte escolhemos a categoria, o perfil da peça, o ponto de inserção e os parâmetros a definir (é necessária a definição de pelo menos um parâmetro). Na janela seguinte (Publish Guide) selecciona-se a categoria onde a nova peça de estrutura deverá ser inserida, repete-se a introdução dos parâmetros e selecciona-se uma designação e um standard para a nova peça (ISO, ANSI, AFNOR, etc).



O novo perfil está agora incluído na livraria do Inventor e pode ser utilizado. O Inventor gera estruturas complexas de forma automatizada, dispondo os elementos automaticamente sobre linhas de Sketch.



Sem comentários:

Enviar um comentário