sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Novidades do Autodesk Inventor 2011 - Função iCopy

É normal um projecto incorporar várias cópias de um elemento comum que apenas difere no dimensionamento para se ajustar às peças às quais é agregado. É o exemplo da estrutura de suporte de um transportador, ou de uma escada.

O Inventor 2011 prevê este tipo de situação e permite que se criem automaticamente cópias de conjuntos que se ajustam às peças adjacentes, esta nova função chama-se 'iCopy'. Nas versões anteriores do Inventor este tipo de construção teria que ser feito manualmente, constituindo um trabalho moroso e sujeito a erros.

À semelhança do 'iLogic', a tecnologia 'iCopy' foi durante algum tempo distribuída para teste a partir do site 'Autodesk Labs', actualmente está incluída na última versão do Autodesk Inventor.

A utilização da função 'iCopy' é bastante simples e permite grande produtividade.

Inicialmente é necessário criar uma peça base que será o esqueleto do componente 'iCopy'. Essa peça inicial é constituída apenas por linhas de 'Sketch' e planos.


Em contexto de criação de conjunto, insere-se a peça base e criam-se as vigas da estrutura recorrendo aos 'Sketches' e aos planos dessa peça. Cada viga é gerada pela extrusão de um 'Sketch' da peça base, entre os planos existentes na peça base (opção 'Between' no campo 'Extends' da caixa de diálogo 'Extrude').


Depois de criado e guardado este conjunto, tira-se a visibilidade da peça base e executa-se o comando 'iCopy Author'. Este comando está na área 'Author' do separador 'Manage'.


Na janela 'iCopy Author' indica-se qual a 'Layout part', que é a peça base que contém toda a informação necessária ao dimensionamento do conjunto. De seguida definem-se os pontos geométricos do conjunto que serão posteriormente ajustados à peças adjacentes, introduzem-se também designações que permitam identificar esses pontos. De seguida seleccionam-se opcionalmente parâmetros adicionais que se pretendam controlar, como a espessura das vigas, por exemplo. Finalmente, no separador 'Document' seleccionam-se os documentos que pretendemos que sejam copiados juntamente com o 'iCopy', estes ficheiros poderão ser os desenhos técnicos associados à peça ou conjunto a ser copiado (ficheiros .idw ou .dwg).

Depois de realizado este processo, pode observar-se que no 'Browser' de operações do conjunto aparece o item 'iCopy Definition'.

O procedimento de aplicação posterior de uma peça 'iCopy' num conjunto é igualmente simples. Em contexto de criação de conjunto, o comando 'iCopy' encontra-se na área 'Component' do separador 'Assemble'. Um conjunto para aplicação de um componente 'iCopy' deverá ter elementos como linhas de 'Sketch' ou arestas de peças que possam ser utilizadas para associação aos pontos definidos anteriormente. Pode aplicar-se apenas uma cópia do componente ou um 'Pattern' através de 'Splines', linhas ou arestas.

O procedimento pode ser visto no vídeo seguinte:


Sem comentários:

Enviar um comentário