segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Prototipagem rápida ou impressão 3D a partir do Inventor

A prototipagem rápida é uma tecnologia que se torna cada vez mais acessível ao projectista comum.
As tecnologias de impressão 3D permitem a criação de modelos tridimensionais de vários tipos e materiais, alguns apenas para visualização, outros suficientemente resistentes para servirem como produto final.

A Autodesk desenvolveu há já algum tempo, para o Inventor, a possibilidade de exportação de ficheiros .STL - o formato standard para estereolitografia ou mais vulgarmente 'impressão 3D'.
Na versão 2011 do Autodesk Inventor, e mesmo na versão LT, a preparação da impressão 3D está mais optimizada.

No Inventor, estando uma peça aberta no ambiente de modelação, a par da opção 'Print', existem agora as opções 'Send to 3D Print Service' e '3D Print Preview'.


Se seleccionarmos a opção 'Send to 3D Print Service', o Inventor apresenta-nos as opções de exportação do formato .STL. Depois de guardar o ficheiro, o Inventor direcciona-nos para este site dentro do domínio Autodesk.com.
Aqui poderemos encontrar links directos para dois fornecedores de serviços de impressão 3D credenciados pela Autodesk. Temos a informação dos respectivos custos e alguns recursos adicionais sobre impressão 3D.


Dentro dos sites de cada um dos fornecedores podemos explorar opções adicionais e formulários para envio dos nossos ficheiros.

Se seleccionarmos a opção '3D Print Preview', o Inventor dá-nos a possibilidade de explorar as várias opções de optimização do formato .STL e pré-visualizar qual será o aspecto da peça impressa.


Além destas opções, se o utilizador tiver à sua disposição alternativas próprias para impressão 3D, bastará optar por guardar a peça no formato .STL (Save Copy As). As opções apresentadas relativamente à qualidade e optimização da peça são exactamente as mesmas.
M&M Engenharia Industrial, Lda - Parceiro Certificado Autodesk para a Indústria.

Sem comentários:

Enviar um comentário