quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Projecto de conjunto no Inventor LT sem 'Assembly'

O Inventor LT apresenta funcionalidades notáveis, este facto é realçado especialmente se tivermos em conta que a versão LT custa 1/5 do preço da versão Professional.
Na seguinte demonstração vemos como é possível projectar, dimensionar e simular a mobilidade de uma montagem mecânica sem recurso a um ficheiro do tipo 'Assembly' (.IAM).

As funcionalidades que vamos explorar para este efeito são a criação de 'Blocks' em ambiente 'Sketch', a possibilidade de dividir uma peça em vários 'Solid Bodies' e a função 'Make Part'.

Utilizando o Inventor LT começámos por criar um 'Sketch' que contém as linhas que servirão de base às peças tridimensionais do conjunto, neste caso vamos esboçar os componentes básicos de um motor. Foram criados 'Blocks' para isolar as peças móveis e permitir a simulação do movimento. Esta possibilidade de mover o 'Sketch' permite dimensionar rigorosamente, o conjunto tendo em conta a mobilidade do sistema.


Um pormenor interessante é a possibilidade de importar para o 'Sketch' um ficheiro .DWG mantendo a informação dos 'Blocks' conforme criados no AutoCAD, isto permite reutilizar desenhos 2D e simplificar o trabalho.

O passo seguinte é a criação dos componentes tridimensionais a partir do 'Sketch' que deverá ser partilhado. Quando executamos uma operação de criação de forma no Inventor ('Extrude', 'Revolve', 'Chamfer', 'Fillet', etc...) temos a opção de criar um 'New Solid' e ainda a opção de seleccionar o 'Solid' sobre o qual a operação vai actuar. É esta funcionalidade que nos vai permitir criar vários 'Solid Bodies' dentro de um único ficheiro .IPT, sendo ainda possível aplicar acabamentos diferentes a cada um deles para obter uma representação fotorrealista.


Em qualquer altura podemos retomar a edição do 'Sketch' inicial. Estando esse 'Sketch' partilhado, podemos mover as linhas e fazer o 'Update' do projecto para ver a actualização instantânea dos componentes em movimento.

Para finalizar o projecto, recorrendo à função 'Make Part' (área 'Layout' do separador 'Manage') criamos peças individuais a partir de cada 'Solid Body' a fim de executar os desenhos técnicos.

Este processo representa o aproveitamento máximo das capacidades do Inventor LT, demonstrando que utilizando esta aplicação de baixo custo se pode fazer projectos com alguma complexidade.

O vídeo seguinte apresenta o procedimento acima descrito.


M&M Engenharia Industrial, Lda - Parceiro Certificado Autodesk para a Indústria.

Sem comentários:

Enviar um comentário