terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

'Fillet' - 'Tangent' ou 'Smooth (G2)', qual a diferença?

Quando se executa o comando ‘Fillet’, no modo ‘Constant’, o Inventor dá-nos a possibilidade de escolher o tipo de secção como sendo ‘Tangent’ ou ‘Smooth (G2)’.

O ‘Fillet’ criado em modo ‘Tangent’ gera uma continuidade entre superfícies, cuja secção é um arco com um raio definido, tangente aos planos adjacentes. Este é o tipo de ‘Fillet’ mais utilizado em projeto de engenharia. Num desenho técnico, pode ser cotado com o raio respectivo.



O ‘Fillet’ no modo ‘Smooth G2’ gera uma continuidade entre superfícies cuja secção é tangente aos planos adjacentes, mas que constitui uma curva suave e não um arco com um raio específico. Este tipo de transição é utilizada quando se pretende um acabamento de grande qualidade estética, como acontece por exemplo na indústria automóvel ou no Design de produto.



A suavidade da continuidade entre superfícies pode ser classificada em três tipos:

G0 (Continuidade posicional) – Existe uma aresta entre planos/superfícies.

G1 (Continuidade tangencial) – A superfície é tangente aos planos/superfícies e tem um raio definido em toda a sua extensão (ainda que esse raio possa ser variável).

G2 (Continuidade de curvatura) – A superfície é tangente aos planos/superfícies e a sua secção é uma curva suave onde não se identifica o raio ou pontos claros de mudança de curvatura.

G3 (Continuidade de aceleração) – A curvatura da secção é controlada por uma fórmula que gera uma transição ainda mais suave.

Na indústria automóvel, usa-se a expressão “superfície de Classe A” para designar um tipo de superfícies livres com grande qualidade estética ao nível da suavidade e reflexão, a continuidade G2 integra-se nesta classe de superfícies.
O Inventor permite gerar transições do tipo G2 utilizando a ferramenta ‘Fillet’ ou utilizando ‘Splines’ na geração de sólidos. Para analisar a suavidade das transições, o Inventor disponibiliza a ferramenta ‘Zebra Analysis’.


M&M Engenharia Industrial, Lda - Parceiro Certificado Autodesk para a Indústria.

Sem comentários:

Enviar um comentário