segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Associar vários ficheiros do Inventor a um .dwf

A Autodesk disponibiliza a ferramenta Autodesk Design Review para permitir a partilha de dados e a comunicação entre elementos de uma equipa de projeto. A aplicação pode ser descarregada gratuitamente a partir da seguinte área do site da Autodesk.

No caso do Inventor, qualquer ficheiro de peça (.ipt), conjunto (.iam) ou desenho técnico (.idw), pode ser exportado para o formato .dwf e partilhado nesta plataforma. Outros dados acessórios como listas de peças, ficheiros .dxf ou .dwg podem igualmente ser convertidos. Utilizando o Autodesk Design Review, toda a equipa de projeto, sem necessitar do Inventor pode visualizar modelos 3D detalhados com aspecto fotorrealista, analisar desenhos técnicos ao pormenor, fazer anotações e comentários.

No Inventor 2011, para exportar o ficheiro ativo como .dwf, utiliza-se o comando ‘Export’ e a opção ‘Export DWF’ ou ‘Send DWF’. A mesma opção está disponível no comando ‘Save As’. A caixa de diálogo seguinte permite opções adicionais como escolher os dados a incluir ou o ‘Model State’.


Uma possibilidade interessante é a capacidade de se poderem agregar múltiplos ficheiros em apenas um .dwf, deste modo todos os componentes de um projeto complexo são disponibilizados num único ficheiro, compacto, portável e acessível a qualquer utilizador.

O procedimento é ilustrado no seguinte vídeo: em primeiro lugar cada um dos ficheiros foi exportado individualmente a partir do Inventor. Posteriormente abre-se o Autodesk Design Review com um novo ficheiro em branco, finalmente basta arrastar para a interface desta aplicação os vários .dwf que criámos anteriormente e pretendemos agregar ao .dwf final.


M&M Engenharia Industrial, Lda - Parceiro Certificado Autodesk para a Indústria.

Sem comentários:

Enviar um comentário