sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Empresas que utilizam Autodesk Inventor (16)

Quase acidentalmente, encontrei um site com bastante informação sobre a máquina carregadora que se tornou conhecida por ser a imagem de marca do Autodesk Inventor 2010. A máquina em questão foi projectada por uma pequena empresa fundada em 2004, chamada simplesmente Centro de Engenharia, Lda e construída pela ChTZ – Fábrica de Tractores de Chelyabinsk, um fabricante que faz maquinaria pesada desde 1933. Este projecto já tinha sido apresentado num Case Study da Autodesk (link).

O site que refiro é a versão online da revista russa САПР и графика (CAD e imagens), que em 2008, apresentou um artigo com alguns detalhes sobre este projecto. O interessante deste artigo é que os entrevistados falam mais do Inventor e das suas capacidades do que da empresa ou do projecto em si. O artigo também é ilustrado com imagens interessantes. (link)


O autor é Alex Grinch e a seguir estão traduzidos alguns excertos :

“Na última primavera, na exposição Expo Stroydormash uma atração pouco comum chamou a minha atenção. Qualquer pessoa interessada podia ser convidada a tentar a sua sorte na condução de uma bela máquina que brilhava no espaço de exposição com ar desafiador. Eu não consegui resistir e pedi a um dos mecânicos que me ajudasse a experimentá-la.

O Design agradável da cabine, a manipulação suave, a forma como a pá de carga respondeu aos meus comandos deixou-me impressionado. Senti como se estivesse a controlar, não uma máquina, mas um grande brinquedo. Em conversa com os gestores descobri que eles próprios tinham desenvolvido esta máquina que tinha sido construída em Chelyabinsk.

Mas as imagens em exposição chamaram-me a atenção, eram a evidência que este projecto tinha sido executado num sistema CAD moderno. Assim começou a minha experiência com os amigos da Centro de Engenharia, Lda .

(…) A coluna dorsal da nossa empresa é uma equipa de profissionais experientes com muitos anos de trabalho no desenvolvimento de máquinas de construção. Mas nós apercebemo-nos que a experiência não basta. Apenas a capacidade de desenvolver projectos em muito pouco tempo, com grande qualidade e suportados por documentação técnica adequada poderiam atrair os nossos clientes.

Sendo assim, decidimos equipar os nossos especialistas, desde o primeiro dia com computadores modernos e Sistemas CAD.

Porque é que escolhemos os produtos Autodesk? Não vou esconder, foi por acidente. A nossa empresa é pequena e não podemos fazer pesquisas comparativas das capacidades dos vários sistemas disponíveis. As nossas primeiras encomendas tinham prazos muito restritos e tentar fazê-los sem qualquer sistema CAD era irreal. Apenas questionámos os nossos especialistas e descobrimos que eles estavam familiarizados com o AutoCAD. Por isso, começámos a usar esse produto.

(…) Particularmente útil foi o módulo especializado de piping do Inventor Professional. Todos os elementos móveis da pá e da articulação do quadro são movidos por cilindros hidráulicos.
(…) Nós criamos máquinas novas! - Este foi o mote que escolhemos quando criámos a empresa. Seremos capazes de o cumprir? Saberemos sobreviver e desenvolver a nossa empresa, sem ter produção própria? – Estas dúvidas assustaram-nos quando começámos a trabalhar. Agora, passados alguns anos, com confiança podemos dizer: Criamos, não apenas máquinas novas, mas também inovamos para satisfazer os nossos clientes. E o Autodesk Inventor deu-nos uma valiosa ajuda.”

As máquinas desenvolvidas pela Centro de Engenharia, Lda (Modelos PK30, 45 e 65) podem ser vistas no catálogo da ChTZ (link)

M&M Engenharia Industrial, Lda - Parceiro Certificado Autodesk para a Indústria.

Sem comentários:

Enviar um comentário