quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Projecto de peças plásticas e moldes (2)

A ferramenta Tooling do Inventor 2010, existente nas versões AutoCAD Inventor Professional Suite 2010 e AutoCAD Inventor Tooling Suite 2010, permite realizar o projecto automatizado de moldes de injecção para peças de complexidade relativa. Um dos aspectos mais interessantes desta ferramenta é a inclusão de funções de análise do processo de injecção herdadas do poderoso software Autodesk Moldflow.
De seguida estão ilustrados de forma resumida, alguns dos procedimentos essenciais na criação de um destes moldes, começando pela definição da geometria da peça:


Definição da direcção de desmoldagem:


Definição dos pontos de injecção e dos canais para distribuição do fundido. Os pontos de injecção podem ser gerados automaticamente pelo Inventor através da análise da forma da peça, ou manualmente clicando sobre qualquer ponto da superfície da mesma. Os canais são criados automaticamente a partir de Sketches, podem ainda ser adicionados poços para retenção do fundido frio:


Definição do plano de apartamento do molde. Este plano é criado pela selecção de geometria da peça, posteriormente o software gera automaticamente as placas moldantes:


Diagnóstico das cavidades e do plano de apartamento definido. Para optimização do processo, a integridade das cavidades é analisada numa fase inicial, para verificação da desmoldagem e da necessidade de aplicação de insertos ou partes móveis:


Selecção e aplicação de uma caixa de molde standard a partir da livraria de caixas de moldes do Inventor. Esta livraria é bastante extensa e contém caixas completas e outros acessórios (ejectores, aneis de centragem, injectores, etc.) dos principais fabricantes mundiais :


Aspecto do molde final ainda em execução. Após a aplicação dos ejectores, de canais de arrefecimento e de um anel de centragem, pode proceder-se à exportação automatizada dos desenhos para execução do molde.


Nesta fase pode analisar-se o processo de injecção. A ferramenta de análise do processo de injecção do Inventor avalia a qualidade final da peça, o tempo de injecção, o fluxo do fundido, a confiança do enchimento, a possibilidade de criação de bolhas de ar e os locais de união das frentes do fundido. Esta análise é realizada com base em parâmetros pré definidos para o processo de injecção - material fundido, temperatura do molde, encolhimento da peça, encolhimento do molde, pressão da injecção, tempo de injecção, etc.


Sem comentários:

Enviar um comentário