quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Planificação de chapa (5)

A versão 2010 do Inventor tem funções avançadas para trabalho em chapa quinada. De facto, o tipo de operações que são possíveis de executar tornam-no na mais eficaz ferramenta do seu segmento para projecto de chapa.



O Inventor 2010 permite gerar peças com perfis contornados (Contour Roll). Este tipo de operação consiste em fazer a revolução de um perfil em torno de um eixo e é utilizada na produção de peças como rails de auto-estrada ou guias. Estas peças podem ser planificadas, determinando-se as linhas tangentes e a projecção do centro das curvaturas.

Uma operação mais avançada é o desdobramento temporário destes Contour Rolls. Se pretendermos realizar operações como cortes sobre as superfícies curvas deste contorno, será necessário realizar um Sketch sobre uma superfície plana. O Inventor permite desdobrar temporariamente esses Contour Rolls, obtendo-se uma superfície plana, sobre a qual se realizam as operações pretendidas.




Posteriormente é possível reverter o desdobramento temporário e ver aplicadas sobre a superfície curva as operações realizadas.



A peça final continua a ser planificável.

Sem comentários:

Enviar um comentário