segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Conteúdo didáctico do Autodesk Inventor

Embora se trate de uma aplicação avançada para a execução de projectos complexos, o Inventor é simples e intuitivo de utilizar. A Autodesk não se preocupou apenas em desenvolver uma interface amigável e intuitiva, mas também dotou a aplicação de bastante conteúdo didáctico. De facto, o Inventor 2010 traz consigo (mesmo a versão trial de 30 dias) informação suficiente para que um utilizador, familiarizado com os procedimentos de projecto, seja capaz de, em pouco tempo, utilizar o Inventor ao mais alto nível.

Quando se inicia a aplicação, a interface inicial apresenta as seguintes ferramentas didácticas:
- Ribbon Introduction
O Ribbon, é a nova forma de organização gráfica das ferramentas do Inventor. Uma vez que constitui uma novidade relativamente às versões anteriores, a Autodesk inclui nesta versão um conjunto de animações que descrevem pormenorizadamente esta nova interface.


- Ribbon Tutorial
Este tutorial consiste num exercício prático passo-a-passo para experimentar a nova interface.


- Command Locator
A janela Command Locator apresenta todos os comandos da aplicação, organizados para que seja mais fácil aceder aos mesmos. O Command Locator pode ser aberto sempre que houver dificuldade em localizar um comando específico.


- What's New
A janela What's New descreve detalhadamente todas as novas funcionalidades que o Inventor 2010 apresenta relativamente às versões anteriores.


- Getting Started Guide
Este comando é um link directo para um ficheiro PDF que descreve os procedimentos essenciais da Prototipagem Digital com o Autodesk Inventor.


- Tutorials
Os tutoriais do Inventor estão divididos em três grupos de exercícios; fundamentais, de interesse geral e de interesse específico. As funcionalidades abordadas abrangem praticamente a totalidade das funções que se podem fazer na aplicação.


- Learning Path
Esta janela apresenta todos os conteúdos didácticos referidos anteriormente e mais alguns links externos, organizados como um percurso de aprendizagem. Alguns links externos referem-se a conteúdos formativos que a Autodesk disponibiliza gratuitamente no site oficial, na área dedicada ao Inventor.


- Show Me Animations
Esta ferramenta apresenta animações divididas em três grupos: Autodesk Inventor, Routed Systems e Analysis and Simulation. No total são mais de 150 animações que apresentam detalhadamente funções cruciais.


- Mold Design Help
Este conteúdo existe apenas nas versões do Inventor que incluem o módulo Tooling. É um menu de ajuda que contém a descrição de todos os procedimentos na execução e análise de moldes de injecção.

- EngineersRule.ORG
Este comando é um link para o site da comunidade educativa Autodesk. Neste site, os utilizadores registados têm acesso a downloads de software gratuitos, fóruns de discussão e outros recursos de formação.

- Customer Involvement
A Autodesk encoraja os utilizadores dos seus softwares a participarem activamente no processo de desenvolvimento dos mesmos. Esta ferramenta permite conhecer o programa CIP (Customer Involvment Program) e optar ou não pela participação.

Sem comentários:

Enviar um comentário