A página Autodesk Inventor Design Gallery apresenta uma lista extensa de projectos realizados em Autodesk Inventor. Os projectos apresentados estão divididos em várias categorias industriais, desde os transportes aos semi-condutores. Para cada projecto são apresentados o desafio inicial do cliente, a solução Autodesk e um resumo dos resultados. Ao analisar os projectos apresentados pode ver-se demonstrada a forma como o software se aplica às várias industrias, bem como os resultados obtidos pela implementação desta ferramenta.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Conteúdo didáctico do Autodesk Inventor
Embora se trate de uma aplicação avançada para a execução de projectos complexos, o Inventor é simples e intuitivo de utilizar. A Autodesk não se preocupou apenas em desenvolver uma interface amigável e intuitiva, mas também dotou a aplicação de bastante conteúdo didáctico. De facto, o Inventor 2010 traz consigo (mesmo a versão trial de 30 dias) informação suficiente para que um utilizador, familiarizado com os procedimentos de projecto, seja capaz de, em pouco tempo, utilizar o Inventor ao mais alto nível.
Quando se inicia a aplicação, a interface inicial apresenta as seguintes ferramentas didácticas:
- Ribbon Introduction
O Ribbon, é a nova forma de organização gráfica das ferramentas do Inventor. Uma vez que constitui uma novidade relativamente às versões anteriores, a Autodesk inclui nesta versão um conjunto de animações que descrevem pormenorizadamente esta nova interface.
- Ribbon Tutorial
Este tutorial consiste num exercício prático passo-a-passo para experimentar a nova interface.
- Command Locator
A janela Command Locator apresenta todos os comandos da aplicação, organizados para que seja mais fácil aceder aos mesmos. O Command Locator pode ser aberto sempre que houver dificuldade em localizar um comando específico.
- What's New
A janela What's New descreve detalhadamente todas as novas funcionalidades que o Inventor 2010 apresenta relativamente às versões anteriores.
- Getting Started Guide
Este comando é um link directo para um ficheiro PDF que descreve os procedimentos essenciais da Prototipagem Digital com o Autodesk Inventor.
- Tutorials
Os tutoriais do Inventor estão divididos em três grupos de exercícios; fundamentais, de interesse geral e de interesse específico. As funcionalidades abordadas abrangem praticamente a totalidade das funções que se podem fazer na aplicação.
- Learning Path
Esta janela apresenta todos os conteúdos didácticos referidos anteriormente e mais alguns links externos, organizados como um percurso de aprendizagem. Alguns links externos referem-se a conteúdos formativos que a Autodesk disponibiliza gratuitamente no site oficial, na área dedicada ao Inventor.
- Show Me Animations
Esta ferramenta apresenta animações divididas em três grupos: Autodesk Inventor, Routed Systems e Analysis and Simulation. No total são mais de 150 animações que apresentam detalhadamente funções cruciais.
- Mold Design Help
Este conteúdo existe apenas nas versões do Inventor que incluem o módulo Tooling. É um menu de ajuda que contém a descrição de todos os procedimentos na execução e análise de moldes de injecção.
- EngineersRule.ORG
Este comando é um link para o site da comunidade educativa Autodesk. Neste site, os utilizadores registados têm acesso a downloads de software gratuitos, fóruns de discussão e outros recursos de formação.
- Customer Involvement
A Autodesk encoraja os utilizadores dos seus softwares a participarem activamente no processo de desenvolvimento dos mesmos. Esta ferramenta permite conhecer o programa CIP (Customer Involvment Program) e optar ou não pela participação.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Planificação de chapa (5)
A versão 2010 do Inventor tem funções avançadas para trabalho em chapa quinada. De facto, o tipo de operações que são possíveis de executar tornam-no na mais eficaz ferramenta do seu segmento para projecto de chapa.
O Inventor 2010 permite gerar peças com perfis contornados (Contour Roll). Este tipo de operação consiste em fazer a revolução de um perfil em torno de um eixo e é utilizada na produção de peças como rails de auto-estrada ou guias. Estas peças podem ser planificadas, determinando-se as linhas tangentes e a projecção do centro das curvaturas.
Uma operação mais avançada é o desdobramento temporário destes Contour Rolls. Se pretendermos realizar operações como cortes sobre as superfícies curvas deste contorno, será necessário realizar um Sketch sobre uma superfície plana. O Inventor permite desdobrar temporariamente esses Contour Rolls, obtendo-se uma superfície plana, sobre a qual se realizam as operações pretendidas.
Posteriormente é possível reverter o desdobramento temporário e ver aplicadas sobre a superfície curva as operações realizadas.
A peça final continua a ser planificável.
Etiquetas:
chapa,
nova versão,
novidades,
optimização,
quinagem
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Empresas que utilizam Autodesk Inventor (10)
Fundada em 1942, a empresa familiar Tucker Sno-Cat Corporation, é o mais antigo e mais bem sucedido fabricante de veículos de neve do mundo. A Tucker esteve envolvida na primeira travessia motorizada da Antárctida e desenvolveu o primeiro veículo de tracção integral de quatro lagartas. Sempre à frente na inovação, a empresa pretendia ter uma capacidade de resposta superior às exigências dos clientes. Nesse sentido, a Tucker implementou o Autodesk Inventor no seu processo de desenvolvimento de produto. Os resultados por parte da empresa foram os seguintes:
- Necessidade de produzir menos protótipos
- Redução de alterações ao projecto em 80%
- Uso mais eficiente dos materiais e melhor gestão de custos e desperdícios
- Possibilidade de realizar análise por elementos finitos na própria empresa e reduzir custos
- Redução o tempo de desenvolvimento de produtos de dois anos para seis meses.
Site oficial da Tucker Sno-Cat.
Etiquetas:
elementos finitos,
empresa,
simulação
Multi Análise
No projecto abaixo representado, utilizou-se a simulação dinâmica e a análise pelo método dos elementos finitos do Inventor.
Em primeiro lugar geraram-se as peças e a montagem do conjunto. Associaram-se materiais a todas as peças, de forma a obterem-se dados para análise do protótipo digital.
Para o projecto abaixo, no contexto do conjunto, em ambiente de simulação dinâmica (Dynamic Simulation), aplicou-se um valor de torque à articulação rotacional que corresponde ao veio motorizado. Acrescentou-se ainda uma carga para simular a pressão da escova sobre o vidro e a força da gravidade. Foi necessária a aplicação manual de apenas uma Joint, do tipo 3D Contact, entre o vidro e a escova. A funcionalidade do conjunto pode ser observada, utilizando-se o Simulation Player.
No ambiente Stress Analysis, isolaram-se alguns componentes essenciais e realizou-se uma análise do estado de tensão e deformaçáo ao conjunto. Simulou-se uma carga de torque no veio motorizado e observou-se a distribuição das tensões nas várias peças. Ffazendo variar a carga aplicada, determinou-se a carga limite para as peças em questão.
Este exercício exemplifica as possibilidades de análise, ensaio e optimização de um protótipo digital em Autodesk Inventor.
Etiquetas:
elementos finitos,
optimização,
resistência,
simulação,
simulação dinâmica
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Canal Autodesk no Youtube
A Autodesk tem desde Março de 2006 um canal próprio no Youtube. Os vídeos disponibilizados abrangem todo o universo de produtos da Autodesk: engenharia, arquitectura, design industrial, animação, etc. Relativamente ao Inventor, é possível encontrar inúmeros vídeos de tutoriais, truques e dicas, casos reais, etc.
Um canal a visitar obrigatoriamente.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
iLogic
O iLogic é uma extensão para o Inventor, disponibilizada pela Autodesk aos titulares do programa de Subscrição. O Add-In iLogic alarga as capacidades de computação paramétrica do Inventor permitindo a criação de regras programáveis.
O projecto paramétrico tradicional permite alterar a geometria através da gestão dos parâmetros, esses parâmetros podem estar associados entre si através de fórmulas e podem até ser lidos a partir de uma tabela Excel externa.
Utilizando o iLogic programam-se regras - equações definidas por condicionantes que permitem uma gestão muito mais avançada de um projecto. É agora possível controlar muitos mais aspectos: parâmetros, propriedades, atributos, operações de criação de forma, componentes num conjunto, etc.
O Inventor regenera de imediato a construção do modelo sempre que uma destas regras é solicitada, sendo que um único projecto, gerido desta forma, representa muitas variantes. Sendo assim, a ferramenta iLogic permite grande redução do trabalho de projecto e consequente aumento de produtividade.
Subscrever:
Mensagens (Atom)