quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Utilização de Blocks em ambiente Sketch (2)

Para dimensionar correctamente o projecto abaixo apresentado foram utilizados blocos de 'Sketch'. Esta funcionalidade do Inventor 2010 permite testar a mobilidade de um produto com articulações mecânicas em ambiente 'Sketch' 2d e desse modo dimensioná-lo correctamente desde o início.


O 'Sketch' inicial representa todos os componentes em 2D. Neste mesmo 'Sketch' são criados blocos para cada um dos componentes. Para criar um bloco dentro de um 'Sketch', selecciona-se a geometria pretendida e clica-se em 'Create Block' na área 'Layout' no ambiente 'Sketch'. Estes blocos podem ser movidos, copiados e espelhados. Para simular o funcionamento do produto, criam-se 'Constraints' de posicionamento entre os blocos. O ficheiro devrá ser guardado sem nenhuma operação que gere sólidos.


Para que todos os componentes fiquem associados a este 'Sketch' inicial, todos deverão ser criados como 'Derived Components' do mesmo. Na criação de uma nova peça, sai-se do ambiente 'Sketch' sem criar nenhuma linha, selecciona-se 'Derive' na área 'Insert' do separador 'Manage' e selecciona-se o ficheiro anteriormente criado, contendo o 'Sketch'.
Sendo todas as peças derivadas desse 'Sketch' inicial, qualquer alteração ao mesmo significará alterações nas peças finais.


Posteriormente, para validar o projecto realizou-se uma análise do estado de tensão e deformação do conjunto, pelo método dos elementos finitos.

1 comentário:

  1. Boa tarde, seria possivel disponibilizar o ficheiro criado no inventor pf? Muito obrigado, cumprimentos
    Fábio Pinto

    ResponderEliminar