segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Planificação de chapa (4)

Sendo a melhor ferramenta do seu segmento para projecto de chapa quinada, o Inventor dispõe de funcionalidades avançadas de planificação e criação automatizada de ficheiros para corte e quinagem.
Na generalidade dos casos, as máquinas de corte e quinagem reconhecerão os formatos DXF, DWG ou SAT.


No exemplo seguinte podemos ver como o Inventor gera a planificação segundo parâmetros personalizáveis que corresponderão aos parâmetros da máquina de quinagem em causa. O software gera automaticamente uma ordem para as quinagens, essa ordem pode ser revista pelo projectista.


Depois de criada a planificação, no ambiente 'Folded Model', clicando sobre o icon 'Flat Pattern' surge a opção 'Save copy as'.


Na janela seguinte podemos escolher o formato pretendido (DXF, DWG ou SAT). Nesta janela, no separador 'Layer' podemos seleccionar a geometria a incluir no ficheiro:


Linhas tangentes à quinagem, linhas de quinagem superiores, linhas de quinagem inferiores, ponto central de ferramentas, centros de arcos, perfil externo da planificação, perfil interno de cortes, etc...

A selecção destes layers dependerá dos equipamentos e do processo de fabrico da empresa.


No separador 'Geometry' temos a opção de converter curvas na chapa planificada em pequenos segmentos de recta. Esta opção é essencial quando se pretendem cortar curvas utilizando a ferramenta rectangular de uma punçonadora, um procedimento muito habitual. O Inventor converte as curvas em segmentos de recta, de comprimento variável.

Sem comentários:

Enviar um comentário