segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Projecto de peças plásticas e moldes (1)

O Inventor 2010, como ferramenta de projecto abrangente, inclui funcionalidades específicas para projecto de peças plásticas. As versões Tooling Suite e Professional Suite permitem ainda criar de forma automatizada os respectivos moldes de injecção e incluiem funcionalidades de análise do processo de injecção, herdadas da aplicação Autodesk Moldflow.

Em ambiente de projecto de peça, o Inventor tem agora a capacidade de criar peças 'multipart', ou seja, é possível que uma peça (ficheiro .ipt) seja constituída por mais do que um 'Solid Body'.



Esta capacidade é particularmente apropriada ao projecto de peças em plástico, uma vez que permite gerar ambas as metades de um conjunto sem ser necessária a criação de um conjunto (ficheiro .iam).

Para além disso, o Inventor 2010 traz novos comandos para criação de forma, específicos para peças em plástico. Esses comandos encontram-se na área 'Plastic Part' do separador 'Model' em todas as versões do Inventor. Permitem executar de forma automatizada grelhas, encaixes, castelos para ligação aparafusada, etc.


A criação de um molde para injecção está bastante facilitada no Inventor. Os comandos para esse efeito encontram-se bem organizados na interface da aplicação. O Inventor possui uma extensa livraria de caixas de moldes e de componentes para inserção automatizada. Os moldes podem incluir componentes móveis de vários tipos. Os desenhos para construção dos moldes são obtidos de forma completamente automatizada com um único clique.


Para optimização do projecto, o processo de injecção pode ser simulado e analisado. O Inventor 2010 possui capacidades de análise herdadas da poderosa ferramenta Autodesk Moldflow. Pode analizar-se o processo de injecção antes ou depois da construção do molde. Os dados analisados são: tempo de enchimento, fluxo do fundido, confiança do enchimento, predição da qualidade do acabamento, retenção de bolhas de ar e linhas de união do fundido.

Sem comentários:

Enviar um comentário