quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Utilizar a função Shrinkwrap

Conforme referido num post anterior, a função Shrinkwrap, disponível no Inventor 2010 é muito útil quando se pretende transferir ficheiros 3D simplificados para outros departamentos de projecto ou para o exterior.


No ambiente 'Assembly', o comando 'Shrinkwrap' está na secção 'Component' do 'Ribbon'.
Este comando vai gerar um ficheiro '.ipt' a partir de um ficheiro '.iam'. Depois de activado o comando, na janela 'Create Shrinkwrap Part' introduz-se o nome para o novo ficheiro, o 'Template' (peça sólida ou chapa) e a sua localização.

Na janela seguinte, 'Assembly Shrinkwrap Options', seleccionamos o nível de simplificação da peça a criar.


A nova peça poderá ser um sólido constituído pela fusão de todos os componentes do conjunto, um sólido que conserva a separação entre os componentes do conjunto, ou uma superfície composta.
Pode simplificar-se o conjunto seleccionando a percentagem de peças visíveis, pode optar-se pela selecção das peças por tamanho, pode optar-se pelo preenchimento de furações e de espaços vazios entre peças, podem incluir-se ou não 'Work Features' e 'Sketches' no novo ficheiro, etc.

A nova peça terá a massa correspondente ao conjunto anterior e poderá por isso ser introduzida em protótipos digitais em que a mobilidade mecânica seja dispensável.

Sem comentários:

Enviar um comentário