terça-feira, 27 de outubro de 2009

Add-Ins para Inventor (3) - Feature Recognition

Os Autodesk Labs apresentam a tecnologia 'Feature Recognition', este add-in é disponibilizado de forma completamente gratuita para utilizadores de Inventor 2010. O objectivo é converter peças de formatos externos em peças do Inventor, através do reconhecimento de operações.


Uma peça em qualquer dos formatos compatíveis com os tradutores do Inventor (mais de 30 formatos possíveis), sem qualquer informação relativa às operações que foram utilizadas para gerar a sua geometria (peça neutra) pode ser convertida numa peça típica do Inventor com uma árvore de operações e respectivos 'Sketches' editáveis.

O procedimento é simples: em primeiro lugar abre-se o ficheiro pretendido. Uma vez que o add-in 'Feature Recognition' está instalado, o software detecta a peça neutra e solicita de imediato se pretendemos efectuar o reconhecimento das operações. No 'Ribbon' podemos ver que existe um novo separador chamado 'Feature Recognition' que reúne os comandos associados a esta função.


Existem dois modos de fazer o reconhecimento das operações. No modo automático - 'Automatic Feature Recognition', o Inventor procurará automaticamente todas as operações a converter por uma ordem específica.

No caso de geometrias mais complexas, ou em casos em que se pretenda uma conversão parcial, será preferível fazer um reconhecimento manual. Deste modo vai-se desconstruindo a peça , operação a operação num procedimento de engenharia inversa.


No final obtêm-se todas as operações e os respectivos 'Sketches' que podem ser livremente editados como numa peça gerada originalmente no Inventor.

A aplicação pode ser descarregada livremente aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário