sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Integração Inventor – Excel (1)

Há várias formas de integração do Inventor com folhas de cálculo do Microsoft Excel. No post anterior pudemos experimentar a importação de pontos para um Sketch a partir de um ficheiro Excel.

Uma forma avançada de projecto é a associação de parâmetros de um desenho a uma folha de cálculo e a criação automatizada de peças e conjuntos a partir dessa parametrização.

Em primeiro lugar cria-se uma folha de cálculo na qual introduzimos manualmente as dimensões pretendidas para o projecto. Na definição dessas dimensões podem aplicar-se ou não fórmulas. No caso apresentado, pretendia-se que o número de reforços fosse igual a 1 sempre que a altura do armário não ultrapassasse um metro, e igual a dois sempre que a altura fosse superior a um metro – nesse caso utilizou-se uma fórmula simples para definir o número de reforços.

Para cada uma das novas peças ou conjuntos peças criados, associa-se a mesma folha de cálculo aos parâmetros da peça utilizando o comando link na janela Parameters (Manage – Parameters).

Muitas operações podem ser associadas a estes parâmetros – dimensões de Sketches, distâncias de extrusão ou revolução, espessura da chapa, número de unidades de um Pattern, distância entre elementos de um Pattern, etc.

No caso apresentado, todas as peças do conjunto foram dimensionadas com associação aos parâmetros da folha de cálculo, o resultado foi um armário metálico completamente configurável a partir do Excel.

Qualquer desenho associado a cada uma das peças deste conjunto será automaticamente actualizado sempre que se alterar o ficheiro Excel. Este ficheiro pode inclusivamente estar associado a um formulário numa webpage, de maneira que um cliente possa configurar o produto pretendido à distância.

Este tipo de integração Inventor – Excel permite gerar uma gama infindável de produtos a partir de um único projecto, sendo uma ferramenta extraordinária de produtividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário