segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Gerar peças com perfil NACA no Inventor

Um perfil NACA corresponde ao desenho optimizado de um perfil aero/hidrodinâmico, conforme definido pela National Advisory Committee for Aeronautics (NACA).

Este perfil, desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial é, ainda hoje, aplicado à construção de asas de avião, velas náuticas, lâminas para hélices de propulsão, rotores, turbinas, etc. - componentes destinados a trabalhar dinamicamente na presença de fluidos (em engenharia, um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando sujeita a uma carga paralela ou tangencial, podendo ser um gás ou um líquido).

Existem vários tipos de perfis NACA, gerados por fórmulas diferentes.
Há várias formas de importar um perfil NACA para um Sketch do Inventor a fim de criar uma peça tridimensional por extrusão, transição ou dobragem de chapa. A forma mais fácil é através da importação de pontos a partir de uma folha Excel.

Embora se possam introduzir as fórmulas directamente na folha Excel, pode também aproveitar-se o facto de existirem na Internet vários geradores automáticos de perfis NACA online. Neste site, por exemplo, podemos definir os vários parâmetros da fórmula (série NACA de quatro dígitos) e o número de pontos. As coordenadas dos pontos podem ser copiadas e coladas numa folha Excel.

Para colocar o perfil automaticamente no Sketch, basta usar o comando Insert Points e escolhar a folha Excel pretendida. Os pontos importados podem ser automaticamente ligados por uma Spline. A partir daqui, basta executar as operações para gerar um sólido.~




Sem comentários:

Enviar um comentário