segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Empresas que utilizam Autodesk Inventor (7)




A QuietRevolution desenvolve aerogeradores de média dimensão para integração em ambiente urbano. A principal característica destes produtos é o facto de possuírem uma turbina vertical. Esta configuração permite que o sistema funcione com os típicos ventos turbulentos multi-direccionais dos ambientes populados. O modelo Qr5, apresenta uma turbina com 5 metros de altura e 3 metros de diâmetro, ligada directamente a um gerador. Este conjunto deverá ser montado num poste modular de chapa metálica com altura variável entre 3,5 e 15 metros, assente no solo ou no topo de edifícios.

Os materiais utilizados na construção das pás e do rotor são a resina epoxy e a fibra de carbono. O Inventor é adequado ao projecto deste tipo de produto uma vez que, além de permitir o desenho das geometrias, permite ao projectista calcular o dimensionamento correcto dos rolamentos e das ligações aparafusadas, a resistência à fadiga dos mesmos, o estado de tensão das peças e dos conjuntos sob cargas, etc.

A QuietRevolution prevê para este sistema a capacidade de gerar entre 4000 a 10000 KW por ano. O sistema funciona com ventos a partir de 4,5 m/s e dispõe de sistemas de segurança e controlo.

Mais informação no site da empresa.

Autodesk Manufacturing Supplier Content Center



O site Autodesk Manufacturing Supplier Content Center apresenta duas áreas distintas, uma destinada aos projectistas e outra aos fornecedores. O objectivo é permitir que os projectistas tenham acesso a uma livraria extensa de componentes prontos a inserir nos seus projectos e que os fornecedores tenham uma forma de apresentar os seus produtos à comunidade industrial.

Esta interacção permite gerar uma livraria sempre actualizada e em constante expansão. Os projectistas encontram soluções para os seus projectos e conseguem obter peças em formato adequado sem terem de as criar. Os fornecedores têm também a possibilidade de verem os seus componentes inseridos em projectos reais o que significa oportunidades de negócio.

O facto de ser um espaço promovido pela Autodesk garante compatibilidade total com o Inventor, o AutoCAD, o Alias, o 3D Studio e restantes aplicações da "família".

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Integração Inventor – Excel (1)

Há várias formas de integração do Inventor com folhas de cálculo do Microsoft Excel. No post anterior pudemos experimentar a importação de pontos para um Sketch a partir de um ficheiro Excel.

Uma forma avançada de projecto é a associação de parâmetros de um desenho a uma folha de cálculo e a criação automatizada de peças e conjuntos a partir dessa parametrização.

Em primeiro lugar cria-se uma folha de cálculo na qual introduzimos manualmente as dimensões pretendidas para o projecto. Na definição dessas dimensões podem aplicar-se ou não fórmulas. No caso apresentado, pretendia-se que o número de reforços fosse igual a 1 sempre que a altura do armário não ultrapassasse um metro, e igual a dois sempre que a altura fosse superior a um metro – nesse caso utilizou-se uma fórmula simples para definir o número de reforços.

Para cada uma das novas peças ou conjuntos peças criados, associa-se a mesma folha de cálculo aos parâmetros da peça utilizando o comando link na janela Parameters (Manage – Parameters).

Muitas operações podem ser associadas a estes parâmetros – dimensões de Sketches, distâncias de extrusão ou revolução, espessura da chapa, número de unidades de um Pattern, distância entre elementos de um Pattern, etc.

No caso apresentado, todas as peças do conjunto foram dimensionadas com associação aos parâmetros da folha de cálculo, o resultado foi um armário metálico completamente configurável a partir do Excel.

Qualquer desenho associado a cada uma das peças deste conjunto será automaticamente actualizado sempre que se alterar o ficheiro Excel. Este ficheiro pode inclusivamente estar associado a um formulário numa webpage, de maneira que um cliente possa configurar o produto pretendido à distância.

Este tipo de integração Inventor – Excel permite gerar uma gama infindável de produtos a partir de um único projecto, sendo uma ferramenta extraordinária de produtividade.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Gerar peças com perfil NACA no Inventor

Um perfil NACA corresponde ao desenho optimizado de um perfil aero/hidrodinâmico, conforme definido pela National Advisory Committee for Aeronautics (NACA).

Este perfil, desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial é, ainda hoje, aplicado à construção de asas de avião, velas náuticas, lâminas para hélices de propulsão, rotores, turbinas, etc. - componentes destinados a trabalhar dinamicamente na presença de fluidos (em engenharia, um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando sujeita a uma carga paralela ou tangencial, podendo ser um gás ou um líquido).

Existem vários tipos de perfis NACA, gerados por fórmulas diferentes.
Há várias formas de importar um perfil NACA para um Sketch do Inventor a fim de criar uma peça tridimensional por extrusão, transição ou dobragem de chapa. A forma mais fácil é através da importação de pontos a partir de uma folha Excel.

Embora se possam introduzir as fórmulas directamente na folha Excel, pode também aproveitar-se o facto de existirem na Internet vários geradores automáticos de perfis NACA online. Neste site, por exemplo, podemos definir os vários parâmetros da fórmula (série NACA de quatro dígitos) e o número de pontos. As coordenadas dos pontos podem ser copiadas e coladas numa folha Excel.

Para colocar o perfil automaticamente no Sketch, basta usar o comando Insert Points e escolhar a folha Excel pretendida. Os pontos importados podem ser automaticamente ligados por uma Spline. A partir daqui, basta executar as operações para gerar um sólido.~




Perceptive Pixel Multi-touch


Pioneira na revolução CAD, a Autodesk avança agora na revolução das interfaces que podem ser utilizadas com os seus softwares.
O sistema Perceptive Pixel Multi-touch, permite manipular um ficheiro tridimensional de forma intuitiva, utilizando os gestos.

Esta plataforma é particularmente efectiva na realização de apresentações. No exemplo demonstrado, o especialista dos Autodesk Labs, Brian Mathews, manipula uma assembly do Inventor aberta em Autodesk Design Review.

O vídeo está disponível no Youtube.

Função Shrinkwrap no Autodesk Inventor

A função Shrinkwrap no Inventor 2010, permite converter um conjunto complexo de peças num ficheiro simplificado. O conjunto em causa fica reduzido apenas à geometria externa, sendo tapados todos os espaços vazios e eliminados todos os componentes internos.

Esta função é bastante útil a dois níveis:

- Permite acelerar o processo de projecto – em determinadas fases do ciclo de desenvolvimento de produto, pode abdicar-se da complexidade do conjunto completo. Deste modo trabalha-se com ficheiros que exigem muito menos processamento.

- Permite partilhar informação com terceiros de forma segura – utilizando a geometria simplificada, podem enviar-se ficheiros a terceiros sem se revelarem detalhes dos componentes internos do produto.

Esta função, integrada na versão 2010 é agora disponibilizada pela Autodesk como um add-in compatível com as versões 2008 e 2009. Para obter este add-in de forma completamente gratuita, basta ir ao site Autodesk Labs.