segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Relatórios em Inventor (3)


Em Engenharia Mecânica, a geometria das peças é ditada sobretudo pela Resistência dos Materiais. Sendo assim, a integração de uma ferramenta de análise de resistência numa aplicação de projecto é essencial.

O módulo FEA do Inventor permite visualizar dados relativos ao estado de tensão e deformação de peças e conjuntos quando sujeitos a cargas de força ou pressão. O módulo FEA permite fazer ainda uma análise do tipo modal – analisando a resposta dinâmica de peças e conjuntos a diferentes frequências e determinando as frequências às quais a resposta dinâmica é mais significativa.

Após realizar um destes tipos de análise, o Inventor gera automaticamente um relatório detalhado dos resultados da mesma. Esse relatório é gerado em formato .html e fica por defeito guardado na mesma pasta da peça ou do conjunto analisados.

De seguida apresentamos o relatório de um exemplo típico de análise: O conjunto utilizado é uma estrutura de vigas soldadas, que deverão ser aparafusadas ao chão através de furos na base.

Interessava saber qual o comportamento desta estrutura quando sujeita a uma carga pontual de 25.000 N e quais as cargas a que estarão sujeitos os pontos de fixação de forma a dimensionar os parafusos de aperto.

O relatório pode ser consultado aqui.

Um dos primeiros aspectos que reparamos no documento .html é o facto de este ter algumas funções dinâmicas. As imagens podem ser visualizadas em vários tamanhos e os pontos apresentados podem ser expandidos ou minimizados (clicando em “+” e “-“.)

A primeira tabela apresenta dados relativos ao ficheiro analisado, à versão do Inventor, à data de criação do ficheiro, e ao autor da simulação. A informação restante divide-se em dois pontos – Project Info (informação do projecto) e Simulation (este ponto é numerado, para o caso de existirem múltiplas análises).

É importante referir que, a informação que consta neste relatório pode ser definida pelo utilizador quando solicita a geração do mesmo, neste caso foi gerado um relatório conforme definido por defeito.

Os dados específicos que se pretendia nesta análise encontram-se no ponto Reaction Force and Moment on Constraints. São aqui apresentadas as forças de reacção e os momentos para cada uma das furações definidas como pontos de encastramento, para essas forças e momentos são indicados valores totais e componentes vectoriais.

Sem comentários:

Enviar um comentário