terça-feira, 17 de maio de 2011

Novidades do Inventor 2012 (1) - Marking Menu

O ‘Marking Menu’ é talvez a novidade mais evidente do novo Inventor 2012, a utilização deste menu aumenta a rapidez de projeto e a produtividade na utilização da aplicação. Este novo menu é acionado com o botão direito do rato e funciona em dois modos diferentes, convenientemente chamados ‘Mark’ e ‘Menu’.

O modo ‘Menu’ é o modo de utilização mais simples, este menu substitui o antigo menu que era apresentado ao clicar com o botão direito do rato. Para utilizar no modo ‘Menu’ basta clicar com o botão direito do rato sem arrastar. Neste modo são apresentados em torno do cursor comandos adequados ao contexto em que se está a trabalhar: criação de Sketch, modelação de peça, criação de conjunto, criação de desenho técnico, etc.


O modo ‘Mark’, também designado pela Autodesk como ‘gesture behavior’ é uma forma mais dinâmica de utilizar este menu. Utiliza-se clicando com o botão direito do rato e arrastando de imediato na direção do comando que pretendemos. Os comandos disponíveis são os mesmos apresentados no modo ‘Menu’.


Os oito comandos do ‘Marking Menu’ podem ser configurados para ir de encontro às necessidades específicas de cada utilizador. Para configurar procede-se do seguinte modo:

No separador ‘Tools’, na área ‘Options’, selecionar ‘Customize’. Na janela ‘Customize’, no separador ‘Marking Menu’ pode escolher-se entre 34 contextos diferentes (!) e ainda sub contextos (Environments e Sub-Environments).

M&M Engenharia Industrial, Lda - Software para Indústria.

Sem comentários:

Enviar um comentário