quinta-feira, 17 de junho de 2010

Projecto de um Stand de Exposição em Autodesk Inventor 2011

A realização de um projecto deste tipo pode ser resumidamente descrita da seguinte forma: Inicialmente, uma vez que este tipo de produtos têm uma componente estética importante, será necessário discutir com o cliente todas as propostas de forma e acabamento. Posteriormente será necessário projectar todas as peças que constituem a estrutura interna do stand, bem como todas as peças necessárias à montagem do mesmo. Finalmente, será necessário gerar toda a informação para construção de cada componente, para a montagem do conjunto total e para a orçamentação do trabalho.

No projecto a seguir apresentado demonstra-se como o Autodesk Inventor 2011 permite realizar todas essas tarefas de forma simples, rápida e produtiva.

O projecto em causa foi bastante simplificado, havendo outras questões que se poderiam abordar, tais como o projecto automatizado de uma estrutura metálica, a associação de peças e conjuntos a tabelas Excel, a função iCopy, o projecto das cablagens eléctricas para colocação das luzes, o estudo da iluminação através do ambiente Studio do Inventor, etc.

O conceito inicial foi modelado no Inventor como uma peça única constituída por extrusões simples. Uma vantagem do Inventor é permitir o projecto rigoroso de todas as geometrias. Este modelo, apesar de conceptual e simplificado, é projectado à escala real e será útil desde o início até à fase final de produção do stand.


As capacidades de visualização avançadas do Inventor 2011, permitem que este modelo possa ser apresentado e modificado em reunião com o cliente. A visualização tem um nível bastante satisfatório de fotorrealismo.


A fase seguinte foi o projecto da estrutura interna do stand. No caso da base e das paredes, estas são constituídas por uma estrutura interna de vigas de madeira aparafusadas revestida por placas de MFD. Utilizando o modelo inicial como superfície de referência, projectaram-se todas as peças em contexto de 'Assembly', primeiro as placas externas e posteriormente as vigas da estrutura interna. Cada um dos elementos foi criado apenas uma vez e multiplicado utilizando-se a função 'Pattern Component'. Sendo assim, embora a construção pareça complexa, todo o processo foi extremamente rápido.



A fase final foi a criação da documentação necessária à construção do stand. Foram elaborados esquemas de montagem e vídeos que descrevem a sequência de montagem de cada conjunto. Foram também criados os desenhos técnicos para construção de cada peça.


O Inventor gera automaticamente listas de peças, estas podem ser personalizadas para apresentarem os dados que se considerem mais importantes. Neste caso era importante saber a área bidimensional de cada placa, o comprimento de cada viga, o número de parafusos e o número de chapas de ligação. Exportando as listas de peças em formato Excel é possível realizar cálculos para aferição rigorosa da matéria prima necessária e dos custos do produto.


M&M Engenharia Industrial, Lda - Parceiro Certificado Autodesk para a Indústria.

Sem comentários:

Enviar um comentário