sexta-feira, 9 de abril de 2010

Novidades do Autodesk Inventor 2011 - Frame Analysis

Uma das novidades do Inventor 2011 é a inclusão de uma nova ferramenta de análise - 'Frame Analysis'. Esta ferramenta de análise destina-se a optimizar o projecto de estruturas constituídas por vigas.

A ferramenta 'Stress Analysis', já existente nas versões anteriores, destina-se à análise do estado de tensão e deformação em peças de geometria livre. O Inventor converte o volume infinito de uma peça ou de um conjunto numa malha finita de segmentos e pontos de ligação (nós). Posteriormente realiza o cálculo para cada um desses elementos.

No caso de uma estrutura constituída por vigas, é possível a utilização do mesmo processo. No entanto, se a estrutura for de grandes dimensões, uma malha de rigor aceitável terá muitos milhares segmentos para cálculo, o que tornará o processo muito complexo e demorado.

Uma solução típica em engenharia mecânica é a simplificação da malha de elementos finitos. Esta simplificação é feita associando-se um segmento a cada viga e especificando-se nós entre os mesmos.


A ferramenta 'Frame Analysis' recorre a esse método de simplificação. Esta ferramenta está disponível apenas no contexto de projecto de conjunto, no separador 'Environments' do 'Ribbon'.


O primeiro passo é criar uma simulação e especificar se é do tipo 'Static Analysis' ou 'Modal Analysis'. O Inventor gera automaticamente os segmentos e os nós. O passo seguinte é a definição dos encastramentos, edição das propriedades dos nós, edição de segmentos rígidos de ligação, se necessários, e finalmente aplicação das cargas.

Como acontece com a ferramenta 'Stress Analysis', os resultados são apresentados de várias formas e existe a possibilidade de gerar um relatório em HTML e exportar os dados da análise no formato do Autodesk Robot.

M&M Engenharia Industrial, Lda - Parceiro Certificado Autodesk para a Indústria.

Sem comentários:

Enviar um comentário