segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Projecto de peças plásticas e moldes (1)

O Inventor 2010, como ferramenta de projecto abrangente, inclui funcionalidades específicas para projecto de peças plásticas. As versões Tooling Suite e Professional Suite permitem ainda criar de forma automatizada os respectivos moldes de injecção e incluiem funcionalidades de análise do processo de injecção, herdadas da aplicação Autodesk Moldflow.

Em ambiente de projecto de peça, o Inventor tem agora a capacidade de criar peças 'multipart', ou seja, é possível que uma peça (ficheiro .ipt) seja constituída por mais do que um 'Solid Body'.



Esta capacidade é particularmente apropriada ao projecto de peças em plástico, uma vez que permite gerar ambas as metades de um conjunto sem ser necessária a criação de um conjunto (ficheiro .iam).

Para além disso, o Inventor 2010 traz novos comandos para criação de forma, específicos para peças em plástico. Esses comandos encontram-se na área 'Plastic Part' do separador 'Model' em todas as versões do Inventor. Permitem executar de forma automatizada grelhas, encaixes, castelos para ligação aparafusada, etc.


A criação de um molde para injecção está bastante facilitada no Inventor. Os comandos para esse efeito encontram-se bem organizados na interface da aplicação. O Inventor possui uma extensa livraria de caixas de moldes e de componentes para inserção automatizada. Os moldes podem incluir componentes móveis de vários tipos. Os desenhos para construção dos moldes são obtidos de forma completamente automatizada com um único clique.


Para optimização do projecto, o processo de injecção pode ser simulado e analisado. O Inventor 2010 possui capacidades de análise herdadas da poderosa ferramenta Autodesk Moldflow. Pode analizar-se o processo de injecção antes ou depois da construção do molde. Os dados analisados são: tempo de enchimento, fluxo do fundido, confiança do enchimento, predição da qualidade do acabamento, retenção de bolhas de ar e linhas de união do fundido.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Partilha de Sketches

Uma forma interessante de optimizar o projecto em Inventor é a partilha de Sketches. Um único Sketch pode conter a informação necessária ao projecto de várias partes de um conjunto. No exemplo abaixo descrito, o Sketch não só contém a informação necessária para desenhar as várias peças, mas também as ferramentas para construção das mesmas. Ao alterar o Sketch original, todas as peças se alteram automaticamente.


Ao executar um Sketch com toda essa informação, é possível dimensionar rigorosamente cada peça relativamente às outras.
No início da criação de cada uma das peças deste conjunto, em vez de se criar um novo Sketch, opta-se por importar para a peça um Sketch externo através da função Derive.


Neste caso, geraram-se os vários componentes e as ferramentas para estampagem do componente principal.


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Planificação de chapa (4)

Sendo a melhor ferramenta do seu segmento para projecto de chapa quinada, o Inventor dispõe de funcionalidades avançadas de planificação e criação automatizada de ficheiros para corte e quinagem.
Na generalidade dos casos, as máquinas de corte e quinagem reconhecerão os formatos DXF, DWG ou SAT.


No exemplo seguinte podemos ver como o Inventor gera a planificação segundo parâmetros personalizáveis que corresponderão aos parâmetros da máquina de quinagem em causa. O software gera automaticamente uma ordem para as quinagens, essa ordem pode ser revista pelo projectista.


Depois de criada a planificação, no ambiente 'Folded Model', clicando sobre o icon 'Flat Pattern' surge a opção 'Save copy as'.


Na janela seguinte podemos escolher o formato pretendido (DXF, DWG ou SAT). Nesta janela, no separador 'Layer' podemos seleccionar a geometria a incluir no ficheiro:


Linhas tangentes à quinagem, linhas de quinagem superiores, linhas de quinagem inferiores, ponto central de ferramentas, centros de arcos, perfil externo da planificação, perfil interno de cortes, etc...

A selecção destes layers dependerá dos equipamentos e do processo de fabrico da empresa.


No separador 'Geometry' temos a opção de converter curvas na chapa planificada em pequenos segmentos de recta. Esta opção é essencial quando se pretendem cortar curvas utilizando a ferramenta rectangular de uma punçonadora, um procedimento muito habitual. O Inventor converte as curvas em segmentos de recta, de comprimento variável.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Utilização de Blocks em ambiente Sketch (2)

Para dimensionar correctamente o projecto abaixo apresentado foram utilizados blocos de 'Sketch'. Esta funcionalidade do Inventor 2010 permite testar a mobilidade de um produto com articulações mecânicas em ambiente 'Sketch' 2d e desse modo dimensioná-lo correctamente desde o início.


O 'Sketch' inicial representa todos os componentes em 2D. Neste mesmo 'Sketch' são criados blocos para cada um dos componentes. Para criar um bloco dentro de um 'Sketch', selecciona-se a geometria pretendida e clica-se em 'Create Block' na área 'Layout' no ambiente 'Sketch'. Estes blocos podem ser movidos, copiados e espelhados. Para simular o funcionamento do produto, criam-se 'Constraints' de posicionamento entre os blocos. O ficheiro devrá ser guardado sem nenhuma operação que gere sólidos.


Para que todos os componentes fiquem associados a este 'Sketch' inicial, todos deverão ser criados como 'Derived Components' do mesmo. Na criação de uma nova peça, sai-se do ambiente 'Sketch' sem criar nenhuma linha, selecciona-se 'Derive' na área 'Insert' do separador 'Manage' e selecciona-se o ficheiro anteriormente criado, contendo o 'Sketch'.
Sendo todas as peças derivadas desse 'Sketch' inicial, qualquer alteração ao mesmo significará alterações nas peças finais.


Posteriormente, para validar o projecto realizou-se uma análise do estado de tensão e deformação do conjunto, pelo método dos elementos finitos.