quarta-feira, 1 de julho de 2009

Análise de tensões no Autodesk Inventor (1)



Quando a Autodesk integrou a primeira ferramenta de cálculo por elementos finitos no Inventor, confesso que passei horas a experimentar esta funcionalidade. Criava peças, definia materiais, aplicava cargas e observava os resultados. Depois redesenhava as peças, redefinia os materiais e reaplicava novas cargas… a possibilidade de observar o estado da peça em carga e a deformação da mesma em meia dúzia de segundos era fascinante.

A versão 2010 continua a fazer exactamente o mesmo e muito mais, além de peças individuais, podemos fazer a mesma análise em conjuntos de peças. E não apenas isso, agora temos novas formas de fixar as peças e novos tipos de cargas.

O módulo de análise por elementos finitos (FEA) do Inventor 2010 permite analisar o estado do conjunto em carga, podemos definir a forma como as várias peças se comportam em termos de contacto (bonded, separation, sliding, spring, shrink, etc.), podemos criar definições particulares para cada contacto e alterar a mesh em pontos específicos para obter mais rigor.

Resumindo e concluindo, tenham cuidado e não se deixem levar pela curiosidade em pleno horário de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário