Perceber como funciona o ambiente de simulação dinâmica no Inventor pode não ser fácil. Embora convenha dizer que dificilmente se encontrará software com tanto conteúdo didáctico instalado de raiz como o Inventor (explorem a barra de comandos Get Started).
Proponho um exercício bastante simples para se começar a entender esta funcionalidade. Vamos projectar o modelo de um pequeno carro a deslizar por uma rampa inclinada.
Para obter esta simulação dinâmica vamos precisar apenas de projectar duas peças e aplicar duas Joints no ambiente Dynamic Simulation. O procedimento é muito simples e o resultado é interessante, se o Inventor consegue fazer isto a brincar, imagine-se o que poderá ser feito a sério.
1º passo – Criar a rampa. Neste caso utilizei uma Spline para criar o perfil da descida.
2º passo – Criar algo parecido com um carro. É óbvio que se poderia fazer o mesmo exercício com uma esfera ou um sólido simples.
Entretanto convém aplicar materiais às peças (terão influência no comportamento dinâmico das mesmas) e guardá-las no disco.
3º passo – Criar um conjunto. Introduzir primeiro a rampa e posteriormente o carro. Neste caso não será sequer necessário aplicar quaisquer restrições. Basta posicionar o carro na posição a partir da qual queremos que arranque, guardar o ficheiro .iam e avançar para o ambiente Dynamic Simulation.
4º passo – A única força a intervir no sistema será a gravidade. No browser, em External Loads, activamos a força da gravidade no valor default (9810 mm/s^2).
5º passo – Aplicar Joints. Primeiro aplicamos uma Joint do tipo Spatial. Será necessário seleccionar apenas um ponto na rampa (um qualquer vértice) e outro no carro, a direcção dos eixos das duas peças deverá ser igual. Depois aplica-se outra Joint do tipo 3D Contact entre as duas peças.
Depois de clicar play no Dinamic Simulation Player, o resultado deverá ser este.