quarta-feira, 22 de julho de 2009

Simulação Dinâmica (2)

Perceber como funciona o ambiente de simulação dinâmica no Inventor pode não ser fácil. Embora convenha dizer que dificilmente se encontrará software com tanto conteúdo didáctico instalado de raiz como o Inventor (explorem a barra de comandos Get Started).

Proponho um exercício bastante simples para se começar a entender esta funcionalidade. Vamos projectar o modelo de um pequeno carro a deslizar por uma rampa inclinada.

Para obter esta simulação dinâmica vamos precisar apenas de projectar duas peças e aplicar duas Joints no ambiente Dynamic Simulation. O procedimento é muito simples e o resultado é interessante, se o Inventor consegue fazer isto a brincar, imagine-se o que poderá ser feito a sério.

1º passo – Criar a rampa. Neste caso utilizei uma Spline para criar o perfil da descida.

2º passo – Criar algo parecido com um carro. É óbvio que se poderia fazer o mesmo exercício com uma esfera ou um sólido simples.

Entretanto convém aplicar materiais às peças (terão influência no comportamento dinâmico das mesmas) e guardá-las no disco.

3º passo – Criar um conjunto. Introduzir primeiro a rampa e posteriormente o carro. Neste caso não será sequer necessário aplicar quaisquer restrições. Basta posicionar o carro na posição a partir da qual queremos que arranque, guardar o ficheiro .iam e avançar para o ambiente Dynamic Simulation.

4º passo – A única força a intervir no sistema será a gravidade. No browser, em External Loads, activamos a força da gravidade no valor default (9810 mm/s^2).

5º passo – Aplicar Joints. Primeiro aplicamos uma Joint do tipo Spatial. Será necessário seleccionar apenas um ponto na rampa (um qualquer vértice) e outro no carro, a direcção dos eixos das duas peças deverá ser igual. Depois aplica-se outra Joint do tipo 3D Contact entre as duas peças.

Depois de clicar play no Dinamic Simulation Player, o resultado deverá ser este.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Add-Ins para Inventor (2) - Materials Assistant for Inventor




Quem visita o Autodesk Labs frequentemente, sabe que volta e meia surgem novidades interessantes. Desta vez, para o Inventor, os senhores do Labs apresentam o “Sustainable Materials Assistant for Inventor”.


A ideia é a seguinte, analisar o projecto a fim de saber se o mesmo contém materiais tóxicos, se os produtos que o constituem requerem manuseamento especial, se é ou não reciclável, qual a “carbon footprint” do produto, etc. O assistente insere-se na aplicação como um add-in, é personalizável (podem editar-se as propriedades dos materiais em termos de sustentabilidade) e apresenta resultados em tempo real. O relatório de análise pode ser guardado em formato .html.

Download gratuito aqui.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Empresas que utilizam Autodesk Inventor (4)



A Marin é uma marca histórica entre os fabricantes de bicicletas de montanha. O mercado das bicicletas de montanha é um meio altamente competitivo onde os principais fabricantes mundiais se confrontam com produtos altamente optimizados.

No desenvolvimento deste tipo de produtos, a engenharia mecânica, a tecnologia de materiais e o design industrial são aplicados ao mais alto nível num processo que se pretende rápido e sem falhas. A Marin conta com o Autodesk Inventor para implementar essa filosofia exigente de trabalho.

Até 2006, a oferta de produto da Marin era limitada a apenas 3 modelos. Após a aquisição da primeira licença do software Autodesk Inventor, em 2007, a gama de produtos da marca passou para 24. Este aumento significativo de produtividade é o reflexo das capacidades de projecto do Inventor. Actualmente a Marin apresenta 76 modelos de bicicletas diferentes, que vão desde a utilização infantil à mais radical. Num projecto deste tipo serão particularmente úteis as capacidades de criação de Blocks em Sketch, projecto de estruturas soldadas e análise da resistência do conjunto pelo método dos elementos finitos.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Add-Ins para Inventor (1) - Tradutor para ficheiros Rhino

A revolução não pára... desta vez é para os senhores do Design Industrial que querem importar as suas geometrias para o Inventor. Tradutor para ficheiros Rhino, acabadinho se sair dos laboratórios da Autodesk. Façam download aqui.

Análise de tensões no Autodesk Inventor (1)



Quando a Autodesk integrou a primeira ferramenta de cálculo por elementos finitos no Inventor, confesso que passei horas a experimentar esta funcionalidade. Criava peças, definia materiais, aplicava cargas e observava os resultados. Depois redesenhava as peças, redefinia os materiais e reaplicava novas cargas… a possibilidade de observar o estado da peça em carga e a deformação da mesma em meia dúzia de segundos era fascinante.

A versão 2010 continua a fazer exactamente o mesmo e muito mais, além de peças individuais, podemos fazer a mesma análise em conjuntos de peças. E não apenas isso, agora temos novas formas de fixar as peças e novos tipos de cargas.

O módulo de análise por elementos finitos (FEA) do Inventor 2010 permite analisar o estado do conjunto em carga, podemos definir a forma como as várias peças se comportam em termos de contacto (bonded, separation, sliding, spring, shrink, etc.), podemos criar definições particulares para cada contacto e alterar a mesh em pontos específicos para obter mais rigor.

Resumindo e concluindo, tenham cuidado e não se deixem levar pela curiosidade em pleno horário de trabalho.