quinta-feira, 28 de maio de 2009

Empresas que utilizam Autodesk Inventor (3)


Projectos que se baseiam na utilização de energias renováveis serão sempre particularmente interessantes. O princípio por trás dos projectos “Ocean Treader” e “Wave Treader”, desenvolvidos pela Green Ocean Energy Ltd. de Aberdeen, Escócia, é o aproveitamento da energia das ondas para geração de energia eléctrica.
A tecnologia envolvida nestes sistemas é surpreendentemente simples: dois flutuadores estão ligados a um núcleo flutuante, a ondulação faz oscilar os flutuadores que accionam bombas hidráulicas, o fluído é depois direccionado para turbinas que accionam geradores, a corrente gerada é enviada para terra por cabos subaquáticos. O “Wave Treader” é um desenvolvimento avançado deste princípio, ao sistema referido adicionou-se uma hélice para captação eólica.
Ambos os sistemas são construídos em materiais adequados às condições de utilização ao largo da costa. Os componentes são, na sua maioria, itens estandardizados disponíveis no mercado.
Tendo em conta o funcionamento do sistema, terá sido de grande importância o recurso à análise dinâmica proporcionada pelo Inventor.

Press release aqui, site oficial da Grenn Ocean e vídeo no Youtube.

Sem comentários:

Enviar um comentário