quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Repair Bodies - Ambiente de reparação de modelos em superfícies no Inventor

Além de permitir a importação de múltiplos tipos de ficheiros, incluindo formatos nativos de outras aplicações, o Inventor 2012 tem ainda um conjunto de ferramentas para reparação de modelos em superfícies.


Como sabemos, dependendo do software e do processo de modelação, os modelos em superfícies nem sempre se apresentam nas melhores condições com erros que incluem arestas não coincidentes, superfícies sobrepostas, direções invertidas (normals), etc.


Após importar um modelo em superfícies, para proceder à sua reparação deverão realizar-se os seguintes passos:

- No separador ’Model’, na área ‘Surface’, selecionar a opção ‘Repair Bodies’.

- Selecionar as superfícies que pretendemos reparar, clicando no ‘Browser’ ou diretamente no modelo.

- É apresentado o separador ‘Repair’ com as ferramentas necessárias para reparar o modelo.

- A ferramenta ‘Find Errors’ analisa o modelo e deteta os erros mais significativos, os erros detetados são apresentados como ícones no ‘Browser’.

- A ferramenta ‘Heal Errors’ repara os erros passíveis de serem reparados pela alteração da distância entre arestas de ligação das superfícies (Allowable Change tolerance value). É importante referir que a alteração deste valor pode fazer alterações indesejáveis à geometria do modelo.

- As ferramentas da área ‘Modify’ permitem alterar a geometria das superfícies para o caso de permanecerem alguns erros após o ‘Heal Errors’.

- A ferramenta ‘Stitch’ permite “coser” as várias superfícies e criar um sólido para posterior edição.

- A ferramenta ‘Transfer Surface’ permite associar uma superfície a um corpo diferente, no caso de existirem múltiplos corpos no modelo.

- A ferramenta ‘Unstitch’ permite “descoser” superfícies ligadas entre si.

- A ferramenta ‘Boundary Patch’ cria uma superfície a partir da seleção de um conjunto de arestas que delimitam uma área fechada. Esta ferramenta também existe no ambiente de modelação normal.

- A ferramenta ‘Intersect Faces’ permite reparar superfícies que se intersectam removendo a parte excedente.

- A ferramenta ‘Boundary Trim’ funciona como o inverso da ‘Boundary Patch’, removendo a área definida por um conjunto de arestas que delimitam uma área fechada.

- A ferramenta ‘Extend Faces’ permite aumentar a área de uma superfície a partir da seleção de uma das suas arestas. Esta ferramenta também existe no ambiente de modelação normal.

- A ferramenta ‘Edit Regions’ permite selecionar uma superfície plana com uma área aberta e inverter a área aberta e fechada.

- A ferramenta ‘Extract Loop’ cria um Sketch 3d a partir das arestas fechadas que delimitam uma superfície.

A reparação de modelos de superfícies é essencial quando, por exemplo, se pretende criar um molde utilizando as ferramentas de projeto automatizado de moldes e ferramentas do Inventor.

M&M Engenharia Industrial, Lda - Software para Indústria.

Sem comentários:

Enviar um comentário