terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tutorial de Autodesk Inventor – Jante de automóvel (10 min.)


Este exercício é o primeiro de uma série que pretendemos apresentar a fim de demonstrar a facilidade de utilização do Autodesk Inventor, bem como a rapidez com que se consegue obter resultados. O exercício descrito pode ser realizado em cerca de 10 minutos, um utilizador experiente conseguirá fazê-lo em menos de metade desse tempo (!).
As funções abordadas neste exercício abrangem a criação e definição de 'Sketches', a criação de formas por extrusão e revolução ('Extrude' e 'Revolve'), operações boleanas em sólidos e a criação de 'Patterns' - funções básicas e essenciais na utilização do Autodesk Inventor.
1 – Abrir o Autodesk Inventor (pode ser a versão LT) e criar nova peça a partir do Template 'Standard (mm).ipt'.

2 – Executar o seguinte 'Sketch', tendo atenção às ‘Constraints’ de horizontalidade e paralelismo. Neste caso utilizam-se algumas linhas em formato ‘Construction’ e ‘Centerline’.


3 – Executar o comando ‘Revolve’. Definir a revolução como sendo completa, se tivermos definido o formato ‘Centerline’ anteriormente, o Inventor fará a seleção automaticamente.


4 – Executar ‘Fillet’ nas 6 arestas indicadas (arestas na orla externa da jante) com raio 3mm.


5 – Executar ‘Fillet’ nas 3 arestas indicadas com raio de 10mm.


6 – Executar ‘Fillet’ nas 2 arestas indicadas com raio de 20mm.


7 – Executar o seguinte ‘Sketch’ na face interna da jante. Atenção às ‘Constraints’ de horizontalidade e tangência.


8 – Executar o seguinte ‘Extrude’ no modo ‘Subtract’ e com a distância ‘All’.


9 – Criar um ‘Pattern’ circular da ‘Feature’ anterior com 7 elementos em torno do eixo central.


10 – Executar ‘Fillet’ nas arestas indicadas da parte interna da jante com raio de 20mm.


11 – Selecionar o plano XY no painel ‘Model’ e criar um ‘Sketch’nesse plano.


12 – Ativar o modo ‘Slice Graphics’ (botão direito sobre o ‘Sketch’) para visualizar a peça seccionada e executar o seguinte ‘Sketch’. Para projetar a geometria da secção utilizou-se o comando ‘Project Cut Edges’.


13 – Executar o comando ‘Revolve’ utilizando o ‘Sketch’ anterior no modo ‘Subtract’ e em revolução completa (‘Full’).


14 – Criar um ‘Pattern’ circular da ‘Feature’ anterior com 5 elementos em torno do eixo central.

15 – Para finalizar, executar ‘Fillet’ nas arestas indicadas com raio de 5mm.


A peça está completa. Para terminar deverá ser definido um material, posteriormente pode obter-se dentro do Inventor uma imagem foto realista.

A realização deste exercício pode ser vista em tempo real no seguinte vídeo:


M&M Engenharia Industrial, Lda - Software para Indústria.

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