quarta-feira, 20 de julho de 2011

Novidades do Inventor 2012 (11) - Criar formas livres (Edit Freeform)

Na versão 2011 do Inventor, a edição formas livres através da manipulação de arestas era possível apenas para utilizadores que tivessem o produto Alias for Inventor. Nesta nova versão este tipo de modelação é feita através do Inventor Fusion, produto incluído em todos os pacotes do Inventor.
Além desta melhoria, a manipulação de arestas é agora mais rigorosa uma vez que é possível controlar a localização exata do ponto de controlo e o deslocamento do mesmo nos três eixos.

A edição livre da peça é solicitada a partir do Inventor através do comando ‘Edit Form’ localizado na área ‘Fusion’ do separador ‘Model’.
A peça é automaticamente aberta no Inventor Fusion onde se solicita a edição das arestas. As opções de simetria que existiam no Alias for Inventor continuam presentes no Fusion.

Este tipo de modelação que se baseia na criação de uma pré-forma e na posterior manipulação das arestas, permite a criação de formas orgânicas que seriam muito difíceis ou mesmo impossíveis utilizando as ferramentas de modelação tradicionais do Inventor. Se a isto acrescentarmos a possibilidade de criação de 'Fillet's e ‘Boundary Patch’ com continuidade G2 podemos seguramente afirmar que o Inventor é o produto da sua gama que mais possibilidades de modelação oferece.


Sem comentários:

Enviar um comentário