terça-feira, 9 de março de 2010

Utilização de superfícies no Autodesk Inventor (1)

Além de apresentar funções para modelação de superfícies, o Inventor 2010 permite a interacção entre superfícies e sólidos. Esta capacidade de interacção permite gerar geometrias que de outra forma não seriam possíveis.

As ferramentas de modelação de superfícies do Inventor encontram-se agrupadas na área 'Surface' do separador 'Model'. As funções 'Patch', 'Stitch', 'Trim' e 'Extend' destinam-se à criação e edição de superfícies, as funções 'Thicken/Offset', 'Sculpt', 'Delete Face' e 'Replace Face', permitem a interacção entre superfícies e sólidos. Vamos focar-nos neste segundo grupo de ferramentas:

'Thicken/Offset' - Esta função permite criar uma superfície paralela a outra, podendo servir para criar uma espessura sólida a partir de uma superfície ou uma superfície a partir de um sólido.



'Sculpt' - Esta função permite acrescentar ou remover material a uma peça sólida a partir de um volume definido por superfícies.




'Delete face' - Esta função permite modelar um sólido pela eliminação de faces. Ao eliminar faces de um sólido este pode ficar aberto, passando a constituir uma superfície.



'Replace Face' - Esta função permite acrescentar volume a uma peça, sendo o limite deste volume definido por uma superfície exterior à peça.



M&M Engenharia Industrial, Lda - Parceiro Certificado Autodesk para a Indústria.

Sem comentários:

Enviar um comentário